02jan2015
5 dicas para economizar água na hora de usar as máquinas de lavar roupa ou louça
Um dos bens mais preciosos da sociedade moderna é o tempo. Escasso, as pessoas deixam de se divertir para conseguir dar conta de seus afazeres domésticos, como lavar roupa e louça. Mas saiba que você não está sozinho nessa, um levantamento apontou que uma pessoa que mora sozinha gasta em torno de 300 horas por ano frente a pia, e mais 300 vezes no comando do tanque. Achou muito? Então fique atento às 5 dicas para economizar na hora de usar máquinas de lavar roupa e louça, elas podem ser sua grande aliada!
1 – Substitua sua lavadora antiga por uma máquina de lavar nova, de alta eficiência
Já dizia sua avó que as máquinas de lavar roupas antigas eram mais eficientes, sim mais eficientes e mais esbanjadoras de energia. Enquanto eram usadas de 150 a 170 litros por lavagem, as atuais usam somente 55 a 110 litros por carga. Considerando que uma família comum chega a usar a máquina 300 vezes ao ano, isto pode significar uma economia anual de 11 a 34 mil litros.
Contrário do que muita gente pensa que utilizar máquina para lavar louças é desperdício, os modelos mais modernos, principalmente os de tampas frontais, costumam poupar 80% da água em comparação ao ato de lavar louças à mão, já que bombeiam a mesma água no seu interior.
2 – Acumule peças
Lavar porções completas de roupas ou louças lhe poupará água, energia e tempo. Não ouse ligar a máquina apenas para lavar aquela calça querida, com certeza outra poderá substituí-la. É bobagem utilizar a máquina sem utilizar a carga máxima. Lembre-se sempre de usar o modo econômico.
As louças seguem o mesmo princípio, se não há quantidade suficiente, aguarde até que haja. E não precisa fazer uma pré-lavagem, apenas retire os pedaços de comida com a esponja (jogando no lixo ou reutilizando-os para compostagem) e trate de utilizar um bom detergente para evitar que seja necessária outra lavagem, aliás, esta já é a próxima dica!
3 – Utilize sabão e detergente sem fosfato
Utilizar o produto certo é essencial para a sua saúde e do meio ambiente. Muitos produtos de limpeza costumam conter fosfatos, que facilitam a limpeza, mas também prejudicam o meio ambiente quando desbocados em rios e lagos. Este impacto ambiental chamado eutrofização, aumenta a proliferação de algas na água, que consomem todo o oxigênio provocando a morte de peixes. Dê preferência a produtos ecológicos. Este consumo consciente reduziria, por exemplo, os custos de tratamento de água.
4 – Poupe sua máquina
Suas roupas vão se manter muito mais conservadas se você poupá-la de passar por todo processo de desgaste a cada lavagem. Valorize seu tempo, assim como a água e a energia gasta em sua casa. Estabeleça a mesma cor de toalhas para toda a família se for necessário, para poder lavá-las de uma só vez. Eduque os membros da família, certificando-se de que cada peça foi usada mais de uma vez.
Claro, que em casos de sujeiras e mal cheiro, não há outra saída. Meias e roupas íntimas fazem parte desta exceção e devem ser trocadas diariamente, enquanto jeans podem ser usados diversas vezes.
Para atividades no qual é inevitável a sujeira, como pintura, jardinagem ou malhação, reserve um par de roupas para este propósito e use quantas vezes for possível entre as lavagens. De preferência agende estes compromissos com tempo para se banhar, assim você evita sujar outras roupas.
5 – Reaproveite a água da máquina
Aproveite que a roupa está limpa para dar um trato no quintal, na calçada, na garagem ou até mesmo no carro. A água vai já vai conter resíduos de sabão, o que já é meio caminho andado.
Estas mudanças de hábitos vão melhorar muito o seu dia a dia. Adquira a prática e lembre-se: consumo consciente vale por dois!
Além de tudo isso é muito importante prestar atenção a possíveis vazamentos nas tubulações do imóvel. Vazamentos ocultos de água podem colocar em risco a integridade do imóvel e aumentar consideravelmente o gasto de água e consequentemente o valor da conta. Caso suspeite de vazamento ou tenha recebido uma conta de água com valor acima do normal, chame uma empresa especializada em detecção e reparos de vazamentos como a Geofotec.